segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Exame PET 10-11-2015

Informação clínica

Tumor Maligno da bainha dos nervos periféricos (plexo braquial direito ao nível de C6). Foi submetido a cirurgia há cerca de 3 anos e posteriormente realizou RT e QT.

PET (Agosto de 2013)Exame que permitiu identificar discreto sinal metabólico, em território muscular, paraverteral cervical direito, a merecer vigilancia e eventual repetição do estudo PET em 3-6 meses.

RMN (Setembro de 2015) - Exame inalterado em relação aos anteriores, continuando assim a excluir-se lesões intracranianas ou sinais de agravamento lesional a nível paravertebral cervical inferior à direita. A lesão paravertebral direita parece estável neste exame comparativo. É um nódulo paravertebral inferior direito que tem discreto realce póscontraste. O diâmetro longitudinal é da ordem dos 45 a 50mm, sendo os diâmetros transversal e antero-posterior da ordem dos 20mm.

Actualmente apresenta alteração na região antero-lateral da coxa esquerda em relação com neurofibroma.

RELATÓRIO

Atividade administrada: 11.7 mCi Glicemia: 109 mg/dl

Realizou-se estudo de corpo inteiro em 3D, 60 minutos, após administração e.v. de 18F-FDG. Obteve-se co-registo com TC de baixa dose, para correção de atenuação e localização anatómica.

Observam-se as seguintes alterações:

- identifica-se material cirúrgico a nível da coluna cervical e dorsal alta, que condiciona alterações artefactuais, no componente TC do nosso estudo, que condicionam a referenciação anatómica;

- em topografia para-vertebral à direita, na localização da lesão descrita em RMN, não se identificam seguras alterações hipermetabólicas valorizáveis;

- adjacente e à direita do material cirúrgico, identifica-se captação do radiofármaco, difusa, de ténue intensidade de fixação, que admitimos de natureza inflamatória;

- identificamos captação linear, a nível do músculo esternocleidomastoideu e escaleno à direita.

Restante exame sem quaisquer focos de captação anormal e intensa de FDG, nomeadamente a nível da coxa esquerda.

Visualiza-se captação fisiológica a nível do cérebro, glândulas salivares, coração, fígado, rins, bexiga e atividade intestinal.

Conclusão

Sem evidência segura de doença metabolicamente activa a nível da lesão para-vertebral direita conhecida, nem a nível da coxa esquerda.

Dr. Pedro Ratão
(Médico Especialista MN)