terça-feira, 22 de outubro de 2013

Exame PET 30-08-2013


TOMOGRAFIA DE POSITRÕES DE CORPO INTEIRO E MEMBROS
Radiofármaco: 18F-FDG (fluordesoxiglicose) Actividade: 481 MBq ev.
Protocolo: Aquisição de estudo tomográfico de corpo inteiro (modo 3D), desde o plano orbito-meatal até meio das coxas.
Preparação: Jejum maior 4h; glicemia= 114 mg/dl; hidratação; aquisição aos 50 min.
Descrição
No estudo efectuado assinala-se hipocaptação do radiofármaco em território correspondente ao segmento inferior da coluna cervical, que relaciono com status pos cirurgia com colocação de material de osteossíntese em Maio/12.
Para melhor interpretação topografica foi feita fusão de imagens do PET com as da RMN de abril/13, pois identificamos uma discreta fixação difusa na região cervical, baixa à direita, que corresponde a território muscular. Aspecto que pela sua baixa expressão metabólica (SUVmáx =2.57) poderá traduzir apenas componente inflamatório; contudo dada a suspeita clinica de possivel alteração em localização paravertebral cervical direita sugere-se vigilância e eventual repetição do estudo metabólico em 3-6 meses.
Não há evidência de captação anómala do radiofármaco noutra localização, verificando-se a biodistribuição habitual restante deste radiofármaco, com visualização de actividade cerebral (intensa), miocárdica, urinária (cavidade excretoras preenchidas) e intestinal.
CONCLUSÃO:
Exame que permitiu identificar discreto sinal metabólico, em território muscular, paraverteral cervical direito, a merecer vigilancia e eventual repetição do estudo PET em 3-6 meses.
Ana Daniel

Download: PET 30-Ago-2013 (30 MB)